IMPORTÂNCIA, INSERÇÃO E DIFICULDADES PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

  • Aldilene Pereira Cunha
  • Eduardo Souza da Silva
  • Mayara Mendes Leal
  • Reinaldo Eduardo da Silva Sales

DOI:

https://doi.org/10.55906/rcdhv7n1-030

Palavras-chave:

Dificuldades, Educação do Campo, Importância, Lúdico

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a importância, inserção e dificuldades enfrentadas para a aplicação de atividades lúdicas no contexto educativo da Escola Juarez Silva, localizada na zona rural do município de Garrafão do Norte, estado do Pará. Fizeram parte da pesquisa 5 professoras da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um questionário que depois de aplicado, os dados foram tabulados e serviram de base para a apresentação dos resultados da pesquisa. Os resultados demonstraram que por meio do lúdico a aprendizagem se torna mais significativa, tendo em vista que ele é um elemento facilitador no processo de desenvolvimento do estudante. Além disso, foi percebido que ele está inserido por meio de jogos e no planejamento da escola. Por fim, é importante destacar que as principais dificuldades enfrentadas para a inserção do lúdico na prática pedagógica são a falta de materiais pedagógicos e a resistência por parte da maioria dos pais, mães e responsáveis.

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

Cunha, A. P. ., Silva, E. S. da ., Leal, M. M. ., & Sales, R. E. da S. . (2022). IMPORTÂNCIA, INSERÇÃO E DIFICULDADES PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO. Revista Campo Da História, 7(1), 421–437. https://doi.org/10.55906/rcdhv7n1-030